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Psicologia

Objetivo Geral

O objetivo geral do Curso de Graduação em Psicologiada FAAM é o de formar profissionais qualificados que possam desenvolver o pensamento, a capacidade de observação, análise e síntese para desempenho sua profissão de forma reflexiva, crítica e criativa, inserindo-se no mercado de trabalho com competência e ética para: realizar atenção à saúde; avaliar e tomar decisões profissionais adequadas; realizar diferentes formas de interação com outros profissionais de saúde e com o público em geral; trabalhar em equipes multiprofissionais realizando pesquisa e intervenção em Psicologia; administrar e gerenciar recursos físicos e materiais; buscar a formação continuada e contribuir para o bem estar da sociedade.


Objetivos Específicos

O Curso de Graduação em Psicologia da FAAM tem por objetivos específicos:

  • Proporcionar aos alunos uma formação geral, sólida e integral na área da Psicologia e enfatizar o desenvolvimento pessoal do aluno;
  • Ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, práticas e complementares, de forma integrada, contemplando as ênfases previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
  • Desenvolver as competências e habilidades gerais e específicas necessárias ao exercício do profissional graduado em Psicologia articuladas aos contextos nacional, estadual e municipal;
  • Assegurar a articulação entre o ensino, a investigação científica e a extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve à construção do perfil almejado;
  • Estimular a formação de hábitos e atitudes responsáveis e desejáveis;
  • Desenvolver o empenho no trabalho sério e disciplinado;
  • Promover o hábito e rigor no pensamento científico e a curiosidade intelectual;
  • Estimular o questionamento científico;
  • Promover a socialização dos conhecimentos produzidos;
  • Aprimorar o senso de responsabilidade social, considerando os aspectos éticos da profissão;
  • Levar o egresso a uma articulação de juízo (integrar razão e ação) e realidade de valor, entre ciência, tecnologia e sociedade de forma a avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias e/ ou serviços e produtos resultantes da atividade profissional;
  • Atuar em todos os níveis de atenção a saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde;
  • Promover a multi e a interdisciplinariedade, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais;
  • Atender as demandas existentes no contexto sociocultural atual, identificando e caracterizando as necessidades das pessoas, por meio de recursos e procedimentos científicos;
  • Promover a interdisciplinaridade teórico-prática;
  • Oportunizar o conhecimento da legislação e das políticas pertinentes à Psicologia, viabilizando a atuação por meio de projetos profissionais fundamentados no conhecimento psicológico para áreas afins;
  • Contemplar as grandes matrizes teóricas da Psicologia, assim como, a diversidade de áreas de atuação profissional;
  • Oferecer estágios supervisionados nos vários níveis de formação;
  • Incentivar a realização de estágios extracurriculares, a participação em congressos, seminários, grupos de estudo;
  • Favorecer a flexibilidade curricular não apenas por meio de atividades complementares, mas também como resultado de uma política de contínua auto avaliação do curso;
  • Estimular a inserção do Psicólogo no atendimento no Sistema Único de Saúde - SUS;
  • Fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
  • Incentivar a atuação do aluno junto à comunidade, como forma de, não apenas prover o atendimento às suas necessidades, mas também de tomar consciência dos principais problemas que a afetam;
  • Fortalecer o reconhecimento do futuro profissional como agente transformador do processo de trabalho, procurando contribuir no aperfeiçoamento das dinâmicas institucionais, observando os princípios éticos e humanísticos;
  • Assegurar a formação de um profissional em psicologia responsável socialmente, capaz de problematizar e propor ações no âmbito social.

Habilidades e Competências

As competências reportam-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional o domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida.

O Curso de Graduação em Psicologia FAAM tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências e a seguir especificadas:

  • Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
  • Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
  • Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
  • Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
  • Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
  • Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
  • Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
  • Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Destaca-se que as competências, básicas, se apoiam nas habilidades de:

  • Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
  • Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
  • Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
  • Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
  • Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
  • Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

Na Ênfase Psicologia e Processos Educativos espera-se que o aluno desenvolva as seguintes competências específicas:

  • Diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas;
  • Analisar e diagnosticar em diferentes contextos educacionais formais e não formais, problemas que exijam ações voltadas para a melhoria dos processos educacionais;
  • Planejar, executar e avaliar intervenções capazes de superar problemas e dificuldades de aprendizagem individual, grupal e organizacional;
  • Atuar no sentido de promover o desenvolvimento das pessoas, grupos e organizações, ampliando as oportunidades de aprendizagem.

Na Ênfase Psicologia e Processos de Gestão espera-se que o aluno desenvolva as seguintes competências específicas:

  • Diagnosticar, planejar e utilizar procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão organizacional, em distintas organizações e instituições;
  • Atuar de maneira crítica diante dos fenômenos relacionados aos processos de trabalho e seus impactos na subjetivação humana;
  • Analisar os processos de intervenções institucionais nos diversos âmbitos da psicologia;
  • Avaliar continuamente o impacto das ações interventivas, enfatizando as dimensões técnica e ético-política;
  • Desenvolver mecanismos avaliativos permanentes, de modo a permitir o fluxo contínuo de transformação institucional, com ênfase no protagonismo do sujeito;
  • Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, para as diversas finalidades, inclusive jurídicas;
  • Perceber, conhecer e diagnosticar os diversos elementos institucionais e suas relações sistêmicas no processo da gestão organizacional nos mais variados ambientes e contextos institucionais.

Na Ênfase Psicologia e Processos Clínicos espera-se que o aluno desenvolva as seguintes competências específicas:

  • Diagnosticar necessidades de intervenção psicossocial em diferentes contextos onde ocorrem os processos clínicos;
  • Planejar, executar e avaliar intervenções clínicas nos níveis primário, secundário e terciário, com base em teorias e técnicas psicológicas adequadas;
  • Atuar no sentido de promover os processos clínicos e qualidade de vida em diferentes contextos, buscando benefícios para indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos.

A FAAM implementou o Programa de Acompanhamento dos Egressos que visa manter uma linha permanente de estudos e análises sobre os egressos, a partir das informações coletadas, para avaliar a qualidade do ensino e adequação da formação do profissional às necessidades do mercado de trabalho.

 


Área de Atuação

O Decreto nº 53.464/1964, em seu artigo 4º, enuncia as funções do Psicólogo no exercício da atividade profissional. São elas:

1) Utilizar métodos e técnicas psicológicas com o objetivo de:

a) diagnóstico psicológico;

b) orientação e seleção profissional;

c) orientação psicopedagógica;

d) solução de problemas de ajustamento.

2) Dirigir serviços de Psicologia em órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, paraestatais, de economia mista e particulares.

3) Ensinar as disciplinas de Psicologia nos vários níveis de ensino, observadas as demais exigências da legislação em vigor.

4) Supervisionar profissionais e alunos em trabalhos teóricos e práticos de Psicologia.

5) Assessorar, tecnicamente, órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, paraestatais, de economia mista e particulares.

6) Realizar perícias e emitir pareceres sobre a matéria de Psicologia.

A formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, descritas na Resolução CFP 13/2007, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia.

 


Perfil Profissional

O egresso do Curso de Psicologia da FAAM tem como perfil ser um profissional crítico, reflexivo e humanístico, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como realizar seus serviços dentro de padrões de qualidade e dos princípios éticos. Para tal, o egresso deve possuir conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandem investigação, análise, avaliação, prevenção e intervenção em processos psicológicos.

Dessa forma, em consonância com o artigo 3º da Resolução CNE/CES no 05/2011, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, o Curso de Graduação em Psicologia tem como meta central a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, e assegura uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos:

  • Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
  • Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico;
  • Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
  • Atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia;
  • Aprimoramento e capacitação contínuos.

Assim, o egresso do Curso de Psicologia deverá ser capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica; coordenar e manejar processos grupais; atuar inter e multiprofissionalmente; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; e ser capaz de elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos, apresentar e discutir trabalhos e ideias em público.

Conforme as ênfases curriculares estabelecidas, o egresso deverá estar apto a atuar em diferentes contextos: Psicologia e Processos Educativos, Psicologia e Processos de Gestão e Psicologia e Processos Clínicos. Pretende-se, ainda, que este profissional seja cônscio da importância da educação continuada, bem como de sua responsabilidade social.

No trabalho em equipes multiprofissionais, estarão aptos a assumir posições de liderança, tendo em vista o bem estar da comunidade. Administrando e gerenciando, propositivamente, a força de trabalho, os recursos físicos e materiais e as informações técnicas e científicas.


Carga Horária

4.880h

Duração

10 semestres (5 anos)

Turno

TARDE/NOITE

Investimento

Mais informações pela nossa Central de Relacionamento (91) 98420-8044/ 98756-8182.

NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS ANUAL: 200 VAGAS


Coordenação

Marcia Wilma Monteiro de Araujo  Coordenadora do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade da Amazônia-FAAM. A mesma possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (1987). Formação em Neuropsicologia pelo Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA- RJ) e Neuropsicologia Infantil no HCFMUSP (1999). Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA - 2007). 

 


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